Documentos

O primeiro passo que todo professor ou administrador deve seguir quando precisar de conteúdo para um curso é acessar a ferramenta Documentos e fazer upload do conteúdo existente (na forma de PDFs, PowerPoints, etc.).

O Getead permite a importação de todos os tipos de documentos (HTML, MS-Word®, MS-PowerPoint® MS-Excel®, PDF, Flash, OpenOffice.org, LibreOffice, MP3, OGG, , etc.) e pode ser usado primeiro como um catálogo de documentos simples enquanto o professor cria um banco de materiais (algumas semanas, dependendo do contexto).

Os arquivos de vídeos são enviados para o nosso servidor de streaming e vai ser mostrado ao cadastrar os conteúdos na rota de aprendizagem.

Você pode renomear documentos a qualquer momento e organizá-los em diretórios / pastas. O único requisito é que o usuário deve, é claro, ter o software necessário instalado em seu computador para ler os arquivos à sua disposição. No que diz respeito ao armazenamento de arquivos, você precisa organizar cuidadosamente a ferramenta Documentos para facilitar a localização.

Crie um Diretório

Para obter uma estrutura de armazenamento mais clara, o Getead permite criar diretórios (pastas) e subdiretórios clicando no ícone da pasta com o símbolo de estrela amarela .

Criando Diretório

Para criar um diretório:

  • clique no ícone Criar pasta,

  • digite o nome do diretório,

  • clique no botão Criar uma pasta,

  • o novo diretório foi criado e pode ser usado imediatamente para armazenar novos documentos. Se você deseja criar um subdiretório, abra o diretório em que deseja criá-lo e siga o mesmo procedimento.

Mudança rápida de diretório

Ao criar um novo curso com conteúdo de exemplo, por padrão a ferramenta Documentos oferece vários diretórios (áudio, flash, imagens etc.). Esses diretórios têm como objetivo fornecer ajuda adicional na organização de recursos dentro do curso.

Quando houver mais de vinte documentos no diretório raiz, torna-se difícil localizar um documento quando necessário, porque você terá que rolar para cima e para baixo para ver todos os arquivos. Por isso, recomendamos não ter mais de vinte arquivos em um único diretório - boas práticas gerais de gerenciamento de arquivos. Esses diretórios são, por padrão, invisíveis para os alunos. Cabe ao professor decidir se eles devem ver o conteúdo desses diretórios ou não (clicando no ícone do olho).

Pastas de documentos

Obviamente, é possível criar vários outros diretórios usando o ícone de criação de pasta. Para navegar rapidamente pela árvore de diretórios, uma lista suspensa chamada Pasta atual está disponível no canto superior esquerdo da tela, permitindo que qualquer nível de diretório de documentos seja acessado rapidamente.

Uma vez dentro de um diretório, o ícone "subir de nível" permite que o professor recupere um nível de diretório.

Importando um documento

Importe um novo documento indo para a pasta de destino desejada e clicando no ícone Carregar documentos.

Icones dos documentos

A seguinte tela aparece:

Enviando Arquivos

Clique na AZUL para explorar os arquivos no seu disco e selecione um (ou mais 8) para fazer o upload. Dentro da janela pop-up, clique no botão de confirmação. O upload dos documentos é iniciado. Se você enviar vários arquivos ao mesmo tempo, verá o progresso, ao vivo, como na ilustração a seguir.

O marcador verde indica que os documentos foram enviados para o curso com sucesso. Clique no ícone de seta azul apontando para a esquerda para voltar à lista de documentos.

Obs - Caso aparece alguma mensagem de erro, verifique se o tipo de arquivo enviado é permitido.

Nota: A guia Enviar para servidor (Simples) permite que você use o procedimento tradicional da "janela de diálogo" para fazer upload. Nós chamamos de Simples porque os usuários geralmente estão mais acostumados a esse, embora seja realmente um pouco mais complicado de usar! As opções de indexação de documentos só podem ser encontradas no formulário Simples (caso o administrador tenha ativado o recurso de pesquisa), bem como uma opção para descompactar uma hierarquia completa de arquivos.

Criação de conteúdos no Getead

Uma grande vantagem do Getead em relação a outros sistemas de gerenciamento de aprendizagem é que ele fornece uma ampla variedade de recursos embutidos que suportam a criação eficaz do conteúdo do curso. A barra de ferramentas na parte superior da página de documentos exibe uma variedade de ferramentas para oferecer suporte à criação:

Os ícones marcados com um asterisco amarelo representam ferramentas de criação. Em primeiro lugar, o professor pode criar novos documentos rich media diretamente através da ferramenta de documentos, sem a necessidade de um sistema de autoria externo. Basta clicar no ícone criar página / atividade de rich media na pasta desejada. Um editor on-line com todos os recursos é exibido.

Criando um novo documento

Após nomear o documento, é possível usar todas as opções no editor de rich text incorporado para formatá-las. O editor suporta uma ampla variedade de elementos, incluindo tabelas, imagens, áudio, vídeo (PODE SER ENVIADO NA ROTA DE APRENDIZAGEM), flash, etc. Inclui também um editor de html, o que significa que, para aqueles com algum conhecimento em scripts, o céu é o limite em termos de conteúdo!) Você também pode usar uma série de modelos de documentos (disponíveis na coluna da esquerda) ou criar e salvar seus próprios modelos para criar páginas adicionais. Após a criação / edição do documento, salve-o clicando no botão Criar um documento.

Outro tipo de conteúdo que pode ser criado é o de áudio , ao clicar no ícone você poderá criar diretamente na plataforma um arquivo de áudio que pode ser disponibilizado para os alunos.

Gravando áudio

Exportando Documentos e Pastas

O Getead permite que você salve todos os documentos ou um diretório específico, simplesmente clicando no ícone Salvar (ZIP) na barra de ferramentas na parte superior da página.

Também é possível salvar um único arquivo clicando no ícone de download à direita do nome do arquivo ou fazer download de um diretório específico clicando no ícone Salvar (ZIP) à direita da lista de diretórios. O ícone da maleta permite que os usuários copiem um arquivo compartilhado em sua área de arquivo privada na área de Social Network.

Excluindo um arquivo ou diretório

Para excluir, atualizar, ocultar ou mostrar um arquivo ou diretório, use as opções na coluna à direita da lista de documentos:

Opções de Edição e Exclusão

Como você pode ver, os ícones variam dependendo do tipo de documento. Os documentos HTML oferecem mais possibilidades.

O ícone da varinha mágica permite que você use o documento selecionado como modelo para criar outros documentos. Assim, fica muito fácil garantir uma identidade visual consistente para todos os documentos no mesmo curso.

O ícone PDF permite exportar o documento em um formato PDF. Isso pode ser particularmente útil se você deseja ler seu curso no metrô ou no avião, onde não tem acesso à sua plataforma de EAD.

Observando cotas de cursos

Por padrão, uma cota de curso de 100 Mb é definida, mas também é possível para o seu administrador aumentá-la. Para verificar o uso do espaço, observe a indicação na parte inferior da sua lista de documentos. Você verá porcentagem do seu curso que está sendo usada.

Documentos COTA

Se você acha que pode atingir o limite do curso em alguns dias, entre em contato com o administrador para perguntar se é possível aumentar o espaço disponível. Somente o administrador da plataforma tem o poder de usar esse recurso.

Se você deseja obter uma visão mais clara do que está ocupando espaço no diretório de documentos, clique no ícone de porcentagem . Você verá um gráfico como o da ilustração abaixo.

Gráfico de cotas de documentos

O espaço disponível em um curso é limitado ao uso da ferramenta de documentos. Os usuários poderão enviar várias tarefas sem se preocupar com o limite de espaço.

Galeria de Imagens

Se você tiver muitas imagens carregadas em suas pastas e quiser vê-las todas de uma vez, poderá usar o recurso de Galeria de Imagens. Clique no ícone da Ver galeria de Imagens para ir para a pasta onde estão suas imagens. Você verá uma exibição de "apresentação de slides" das imagens nessa pasta. Cada imagem é legendada com nome, dimensões e espaço ocupado no disco.

Galeria de imagens - exibição de slides

Pode ser mais prático selecionar o ícone de exibir miniaturas na barra de ferramentas da apresentação de slides para permitir que você mostre todas as imagens de uma vez (como miniaturas), conforme ilustrado abaixo:

Visualização de miniaturas

Está disponível uma opção de configurações para ajustar ainda mais a visualização das imagens.