Chamada

Com a ferramenta chamada , você pode verificar os alunos que se encontram na lista de usuários do curso e que se encontram online, assim, você poderá fazer uma chamada virtual e marcar quem está presente.

Antes de prosseguir, verifique se os alunos se inscreveram no curso, caso contrário suas tentativas de usá-lo não funcionarão. Se necessário, consulte o capítulo Usuários. Sem os alunos inscritos, é praticamente impossível entender a ferramenta de chamada.

Criar uma folha de presença

Para começar, clique no ícone Criar uma nova lista de presenças :

Presenças - Formulário de novas presenças

Preencha os principais campos de título / descrição e marque se deseja classificar os participantes. Se você fizer isso, poderá selecionar uma avaliação à qual vincular participações, escrever um cabeçalho de coluna para o relatório e adicionar um peso para as atividades. Por fim, clique em Salvar e você será solicitado a adicionar uma data e hora:

Presenças - Etapa intermediária para criação de datas

A seleção da repetir data permite gerar rapidamente uma série de datas e horas para sessões regulares, por exemplo semanalmente às 22h. Clique em Salvar novamente para visualizar uma lista das datas escolhidas:

Calendário de presenças

Datas e horas são totalmente editáveis ​​(por exemplo, se uma semana é feriado, exclua) e, igualmente, você pode adicionar datas / horas usando o ícone Adicionar uma data e hora na barra de ferramentas. Você também pode limpar a lista inteira usando o ícone Limpar o calendário de todas as listas . Para visualizar a folha de presença da atividade, clique no ícone Folha de presença .

Registro de presenças

Depois de configurar as sessões do curso, você precisará começar a registrar as presenças dos alunos. Você pode fazer isso usando a folha de Presenças, que pode ser acessada na página principal de Chamadas, clicando na lista escolhida. Você verá uma lista dos nomes dos alunos na primeira coluna e, em seguida, uma coluna para cada data de participação. Geralmente, a coluna padrão ativada será a primeira que ainda não foi modificada.

A folha de Presença exibe uma tabela com colunas listando usuários, presença e datas / horas. As datas que você visualiza são controladas pelo filtro no menu suspenso na barra de ferramentas (escolha “tudo” e clique em filtro para ver todas). Para ativar a edição de cada coluna da data, clique no cadeado no cabeçalho da coluna.

Por padrão, o sistema presume que todos os alunos estão participando da sessão do curso; portanto, observe apenas os alunos ausentes, desmarcando a caixa do aluno para marcar sua ausência. Um aluno que perder mais de 10% do número total de sessões será marcado com um fundo laranja. Um aluno que perder mais de 25% das sessões será marcado com um fundo vermelho. (Essas cores são parâmetros fixos que, neste momento, não podem ser modificados dentro da plataforma). Uma folha de participação pode ser incluída na ferramenta de avaliações como um recurso marcado, para contar para as notas gerais dos alunos do curso.