Tutoriais Getead
  • Home
  • Introdução
    • A página inicial do Getead
    • Registrando-se na plataforma
    • Encontrar o seu caminho no Getead
  • Administração dos Cursos
    • Criar curso
    • Controle de Acesso ao Curso
    • Organização dos cursos
      • Inscrevendo-se em outros cursos
      • Administração do curso
    • Página inicial do curso
      • Ferramentas de criação
      • Ferramentas de interação
      • Ferramentas de administração
  • Ferramentas dos Cursos
    • Documentos
    • Exercícios
    • Fóruns
    • Rota de Aprendizagem
    • Tarefas / Trabalhos
    • Usuários
    • Avaliações
    • Wiki
    • Links
    • Anúncios
    • Glossário
    • Chamada
    • Progresso do Curso
    • Agenda
    • Compartilhar Arquivos
    • Grupos
    • Chat
    • Enquete
    • Notas pessoais
    • Gestão de blogs
    • Configurações do curso
    • Backup
    • Relatórios
    • Grupos
    • Dicas para Upload de Vídeo
  • SOCIAL NETWORK
    • Rede Social
Powered by GitBook
On this page
  • Cópia de segurança
  • Crie um backup
  • Importar backup
  • Copiar curso
  • Reciclar esse curso
  • Excluir toda a área do curso
  1. Ferramentas dos Cursos

Backup

PreviousConfigurações do cursoNextRelatórios

Last updated 4 years ago

Cópia de segurança

O Getead faz uma distinção entre ferramentas de manutenção e configurações de curso para simplificar a manutenção e o backup. Excluir, esvaziar, copiar, salvar ou recuperar o conteúdo de um curso (parcial ou totalmente) pode ser executado de forma rápida e eficiente usando a ferramenta Backup .

Nota: Os recursos para salvar, copiar, recuperar etc. foram desenvolvidos com a intenção de gerenciar o conteúdo. Por esse motivo, as interações com ou entre usuários não são salvas. Para salvá-los, você precisará solicitar ao administrador da plataforma que faça um backup completo do portal. Se você é o administrador, este procedimento é descrito no guia do administrador.

Crie um backup

Por motivos de segurança e de procedimento, é recomendável que você crie uma cópia de backup do conteúdo completo do seu curso. Este procedimento é automatizado. Ele permite que você crie um backup completo ou parcial, com base na sua seleção do que salvar, usando apenas alguns cliques.

Para iniciar o backup:

  • clique no link Criar uma cópia de segurança na seção Backup do curso;

  • na página seguinte, selecione se deseja uma cópia completa ou apenas uma seleção de elementos (nesse caso, você deverá selecioná-los na página seguinte e clicar em Validar);

  • clique no botão Criar backup para iniciar o procedimento.

O backup é disponibilizado na forma de um arquivo compactado, que você pode baixar no seu computador. Também é armazenado no servidor para restauração rápida, se necessário.

Importar backup

Cada backup é um arquivo compactado (um arquivo Zip) que é armazenado no servidor (no arquivo / diretório). Também pode ser baixado no seu computador. O Getead também permite importar o conteúdo de uma cópia de backup dentro de um novo curso vazio. Isso pode ser útil para um professor que está criando um novo curso. Para iniciar a importação:

  • clique no link Importar backup na seção Backup do curso ;

  • escolha a fonte do backup: um arquivo .zip no seu computador ou um arquivo armazenado no servidor;

  • escolha se deseja importar o curso inteiro ou apenas seções específicas (a serem selecionadas na próxima tela);

  • decida se vai duplicar arquivos específicos durante a operação de importação ou substituí-los;

  • clique em Importar backup para iniciar a importação.

Nota: Uma mensagem confirmará a restauração de backup executada com sucesso.

Copiar curso

O recurso Copiar curso permite copiar todo ou parte de um curso para outro curso (vazio). Para usá-lo, primeiro você precisa ter outro curso disponível para copiá-lo.

Na página Backup do curso:

  • selecione o curso de destino;

  • selecione os elementos a serem copiados (todo ou parte do curso de origem);

  • selecione o que fazer quando os arquivos no curso de destino já existirem (renomear ou substituir);

  • clique no botão Copiar curso.

Nota: Uma mensagem confirmará se o curso foi copiado com sucesso.

Reciclar esse curso

Aviso: Antes de reciclar o curso, faça uma cópia de segurança, por precaução!

Para reciclar um curso:

  • clique no link Reciclar este curso;

  • selecione se deseja esvaziar o curso inteiro ou apenas ferramentas específicas;

  • clique no botão Reciclar este curso para continuar.

Excluir toda a área do curso

Aviso: Este recurso deve ser usado com extrema cautela!

clique em Copiar curso ;

O recurso Reciclar esse curso esvazia ("recicla") todo o curso ou elementos selecionados. Exclui documentos, fóruns, links etc. Este procedimento pode ser executado após o término de um curso e quando você deseja iniciar novamente no mesmo espaço. Obviamente, é recomendável manter um histórico desses cursos.

Clique no link Excluir toda a área do curso para excluir completamente o curso do servidor. Dado que não há como voltar atrás, é altamente recomendável que você considere isso duas vezes antes de confirmá-lo.

Backup - geral
Manutenção - Criação de backup
Backup - Importação
Manutenção – Reciclar curso
Manutenção - Exclusão de curso