Backup
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O Getead faz uma distinção entre ferramentas de manutenção e configurações de curso para simplificar a manutenção e o backup. Excluir, esvaziar, copiar, salvar ou recuperar o conteúdo de um curso (parcial ou totalmente) pode ser executado de forma rápida e eficiente usando a ferramenta Backup .
Nota: Os recursos para salvar, copiar, recuperar etc. foram desenvolvidos com a intenção de gerenciar o conteúdo. Por esse motivo, as interações com ou entre usuários não são salvas. Para salvá-los, você precisará solicitar ao administrador da plataforma que faça um backup completo do portal. Se você é o administrador, este procedimento é descrito no guia do administrador.
Por motivos de segurança e de procedimento, é recomendável que você crie uma cópia de backup do conteúdo completo do seu curso. Este procedimento é automatizado. Ele permite que você crie um backup completo ou parcial, com base na sua seleção do que salvar, usando apenas alguns cliques.
Para iniciar o backup:
clique no link Criar uma cópia de segurança na seção Backup do curso;
na página seguinte, selecione se deseja uma cópia completa ou apenas uma seleção de elementos (nesse caso, você deverá selecioná-los na página seguinte e clicar em Validar);
clique no botão Criar backup para iniciar o procedimento.
O backup é disponibilizado na forma de um arquivo compactado, que você pode baixar no seu computador. Também é armazenado no servidor para restauração rápida, se necessário.
Cada backup é um arquivo compactado (um arquivo Zip) que é armazenado no servidor (no arquivo / diretório). Também pode ser baixado no seu computador. O Getead também permite importar o conteúdo de uma cópia de backup dentro de um novo curso vazio. Isso pode ser útil para um professor que está criando um novo curso. Para iniciar a importação:
clique no link Importar backup na seção Backup do curso ;
escolha a fonte do backup: um arquivo .zip no seu computador ou um arquivo armazenado no servidor;
escolha se deseja importar o curso inteiro ou apenas seções específicas (a serem selecionadas na próxima tela);
decida se vai duplicar arquivos específicos durante a operação de importação ou substituí-los;
clique em Importar backup para iniciar a importação.
Nota: Uma mensagem confirmará a restauração de backup executada com sucesso.
O recurso Copiar curso permite copiar todo ou parte de um curso para outro curso (vazio). Para usá-lo, primeiro você precisa ter outro curso disponível para copiá-lo.
Na página Backup do curso:
selecione o curso de destino;
selecione os elementos a serem copiados (todo ou parte do curso de origem);
selecione o que fazer quando os arquivos no curso de destino já existirem (renomear ou substituir);
clique no botão Copiar curso.
Nota: Uma mensagem confirmará se o curso foi copiado com sucesso.
Aviso: Antes de reciclar o curso, faça uma cópia de segurança, por precaução!
Para reciclar um curso:
clique no link Reciclar este curso;
selecione se deseja esvaziar o curso inteiro ou apenas ferramentas específicas;
clique no botão Reciclar este curso para continuar.
Aviso: Este recurso deve ser usado com extrema cautela!
clique em Copiar curso ;
O recurso Reciclar esse curso esvazia ("recicla") todo o curso ou elementos selecionados. Exclui documentos, fóruns, links etc. Este procedimento pode ser executado após o término de um curso e quando você deseja iniciar novamente no mesmo espaço. Obviamente, é recomendável manter um histórico desses cursos.
Clique no link Excluir toda a área do curso para excluir completamente o curso do servidor. Dado que não há como voltar atrás, é altamente recomendável que você considere isso duas vezes antes de confirmá-lo.