Avaliações

Ele permite que você prepare um relatório geral compilando as realizações dos alunos no curso, aproveitando os resultados das atividades realizadas em praticamente todas as partes do curso online, mas também incluindo atividades "externas" realizadas na sala de aula, fora do curso online.

O aluno pode usar a ferramenta de avaliações como um “caderno de notas” para monitorar seu próprio progresso e poderá ver uma visualização mais simples e personalizada quando clicar na ferramenta, que será algo como a ilustração abaixo:

Observação: antes de analisar melhor a ferramenta de avaliação, verifique se você tem pelo menos um aluno inscrito no seu curso. (É por isso que colocamos o capítulo Usuários antes deste!). Neste capítulo, será muito mais fácil seguir os exemplos se você já tiver inscritos e tiver criado uma série de atividades. Não se esqueça - até você optar por permitir, o usuário não poderá ver o curso, desde que esteja configurado como fechado.)

Pré configuração de avaliações

A ferramenta de avaliação (também chamada de ferramenta de notas por alguns de nossos usuários) exige que várias configurações sejam definidas corretamente para que os resultados tenham utilidade. A ponderação das atividades, uma pontuação mínima de certificação (classificação mínima), classificação de habilidades e um modelo de certificado são elementos que podem estender essa ferramenta se configurados corretamente. Se estes não estiverem definidos corretamente, um alerta laranja será exibido na página principal de Avaliações.

Então, vamos analisar cada um desses elementos em mais detalhes.

Peso total e pontuação mínima de certificação

O peso total do curso é importante para atribuir pesos individuais às atividades. Isso permitirá que você “espalhe” a importância de cada atividade em seu curso. Se você tiver apenas algumas atividades, talvez um peso total de 10 seja suficiente, mas consideramos 100 como uma seleção comum entre os professores.

A pontuação mínima de certificação define a nota de aprovação para o curso. É expresso como uma porcentagem da pontuação total. Isso pode ser útil de várias maneiras, mas, no final, se um aluno tiver uma nota / pontuação superior a essa porcentagem, ele / ela “passará” no curso e, se você configurou certificados, ele / ela também receberá um certificado. Se a pontuação estiver abaixo dessa porcentagem, nenhum certificado será gerado e consideraremos que o aluno não adquiriu as habilidades correspondentes.

A descrição realmente não é muito usada. Você pode usar este campo para descrever o que é esperado do aluno para obter um certificado ou uma nota de aprovação.

Finalmente, existe uma opção que permite definir se você deseja gerar um certificado ou não. Nas versões anteriores, a geração de um certificado era automática se o aluno atingisse a pontuação mínima de certificação. No entanto, alguns professores observaram que nem sempre tinham tempo para configurar os certificados corretamente e que queriam manter o controle sobre quando os certificados deveriam ser gerados quando usavam a ferramenta de avaliação com os alunos. É justo: adicionamos a opção para que a geração do certificado seja opcional (e não esteja ativada por padrão). Voltaremos a essa opção um pouco mais tarde.

Subavaliações

Adicionando atividades em sala de aula

O nome, o peso e a pontuação máxima da atividade precisam ser inseridos, e o professor também pode optar por tornar a atividade visível e classificar os alunos.

As pontuações serão adicionadas aos dados da avaliação e incluídas no caderno de notas de cada aluno.

Adicionando atividades online

⦁ Testes,

⦁ Atribuições,

⦁ Rotas de aprendizagem,

⦁ Tópicos do fórum,

⦁ Presenças,

⦁ Pesquisas

Percorra as listas suspensas para localizar a atividade visível na lista de atividades para esta avaliação e clique para incluir a atividade nas avaliações para que ela conte para a nota geral dos alunos.

Como você pode ver, essas atividades "online" são automaticamente classificadas pelo Getead, portanto, você não precisa dar pontuação aos alunos. Isso é automático. Mas os alunos terão que fazer as atividades correspondentes para obter as notas.

Pesos

Sugerimos que você defina uma distribuição de pesos que totalize 100 (ou o valor total equivalente ao curso definido na seção anterior); caso contrário, fica realmente complicado entender todos os possíveis problemas de pontuação relativa. Várias mensagens o lembrarão de fazer exatamente isso.

Modelo de certificado

Depois de configurar o restante das ferramentas, você poderá se interessar em configurar seu próprio modelo de certificado. Mas antes de começarmos, vamos esclarecer três conceitos:

⦁ Os modelos de certificado são construídos em HTML; portanto, você provavelmente precisará de um web designer (ou de muita paciência) para gerar modelos bonitos.

⦁ Os modelos de certificado são criados em HTML (sim, novamente), portanto, a exportação para PDF (um recurso fornecido como mercadoria no Getead) pode não ser o ideal e você pode precisar trabalhar com isso com o designer para garantir que ambos os resultados sejam bons.

⦁ Os certificados são gerados apenas quando a opção de certificados é selecionada (consulte Pré-configuração de avaliações na página 99), se os alunos tiverem nota de aprovação e se o aluno realmente ingressar na ferramenta de avaliação (ou, em 1.11, se você usou a página de certificado especial na rota de aprendizagem).

Essas tags são relativamente autoexplicativas, mas por uma questão de precisão, vamos defini-las aqui:

⦁ ((user_firstname)) será substituído pelo primeiro nome do usuário que obtém o certificado.

⦁ ((user_lastname)) a mesma coisa que acima, com o sobrenome.

⦁ ((gradebook_institution)) será substituído pelo nome da sua organização, definido pelo administrador nas configurações da plataforma e visível na barra de título do seu navegador.

⦁ ((gradebook_sitename)) será substituído pelo nome da plataforma, também definido pelo administrador e visível na barra de título do seu navegador.

⦁ ((teacher_firstname)) será substituído pelo primeiro nome do professor atribuído a este curso. Um aviso: isso não foi testado com vários professores ou com sessões, portanto, use com cuidado.

⦁ ((teacher_lastname)) igual ao anterior, mas com sobrenome.

⦁ ((official_code)) se você usar o campo de código oficial dos usuários, o valor correspondente substituirá essa tag ao gerar o certificado.

⦁ ((date_certificate)) será substituído pela data e hora do certificado, no formato de data que corresponde à sua definição de idioma.

⦁ ((date_certificate_no_time)) igual ao anterior, sem as horas e minutos.

⦁ ((course_code)) se você usar uma hierarquia clara de códigos de curso, usar o código do curso aqui pode ser útil.

⦁ ((course_title)) será substituído pelo título do curso.

⦁ ((gradebook_grade)) será substituído pela pontuação obtida (absoluta e percentual) pelo aluno.

⦁ ((certificate_link)) será substituído pelo URL exclusivo do certificado. O Getead os mantém bem armazenados, portanto, mostrar o link em um certificado que será impresso é uma boa ideia para manter o relacionamento com a versão digital original.

⦁ ((certificate_link_html)) caso você exporte o certificado como um certificado HTML ou PDF para usar em formato digital, isso colocará um link HTML diretamente no certificado.

⦁ ((certificate_barcode)) substituirá a tag por um código QR com informações sobre o certificado (incluindo o link para o original). Esse é um recurso muito bom se você gosta de códigos QR, mas precisa pensar que a tag (um texto simples em uma linha) será substituída por um código QR de bom tamanho. Portanto, planeje bem o espaço livre em torno deste texto.

⦁ ((external_style)) e ((região)) são exemplos de campos de perfil extras definidos nos usuários. Os campos extras aparecerão nesta lista, dependendo da disponibilidade deles. Portanto, essa é uma grande extensão que você pode conceder aos seus certificados se o administrador estiver aberto a esse tipo de uso.

A edição do certificado é apenas uma questão de encontrar um bom texto e as tags corretas:

Depois de criar e salvar seu certificado, a página principal Certificado lista os certificados que foram enviados ou criados.

Sente falta de alguma coisa? Com certeza, um design em HTML com um logotipo e os nomes das pessoas legitimando este certificado são boas adições. Você os encontrará no certificado padrão disponível em todos os cursos no Getead, como na ilustração abaixo.

Como você pode ver, esse modelo é muito mais desenvolvido do que o modelo rápido que criamos como exemplo para este guia. Isso ocorre porque pretendemos fornecer as melhores ferramentas e modelos para garantir que você possa gerar um grande impacto no seu curso com o mínimo de esforço. Você pode editar o modelo padrão se desejar e substituir o logotipo pelo da sua instituição. Tudo depende de você.

Esse certificado, no entanto, às vezes mostra um pequeno defeito ao exportar para PDF, então teste-o primeiro se você espera que esse seja seu melhor recurso.

Exibição de lista

Nota: Essa visualização funciona apenas se as regras de classificação de habilidades tiverem sido totalmente definidas.

Como os alunos geram certificados

A melhor maneira de disponibilizar o certificado para os alunos é inserindo o link no final da rota de aprendizagem, assim, se o aluno estiver habilitado e tirou a pontuação mínima, o certificado é gerado automaticamente e ele terá a opção de fazer o download, se ele não estiver habilitado, vai aparecer a mensagem de pré-requisitos incompletos.

Se ele estiver habilitado, aparecerá a opção de download e exibição do certificado.

Gerenciamento de certificados de alunos

Depois que os alunos fizerem o curso e começarem a obter notas mais altas que lhes permitam acessar seus certificados, você poderá ter alguns problemas. Por exemplo, certificados podem ser gerados por alunos com uma pontuação temporária. Vamos dar um exemplo de situação:

⦁ Você configurou sua avaliação para gerar um certificado quando os alunos obtiverem 80% ou mais

⦁ Seu modelo de certificado inclui a pontuação obtida pelo aluno (no certificado)

⦁ Você configurou 10 atividades com pesos iguais (10% cada)

⦁ Seu excelente aluno Bilbo passa em 9 das 10 atividades e já recebe 85% (uma pontuação quase perfeita)

⦁ Antes de iniciar a última atividade, Bilbo deseja verificar seus resultados globais na página de avaliações. Ele entra na ferramenta.

Como a pontuação de Bilbo está acima de 80%, ele satisfaz as condições para obter um certificado, então Getead gera seu certificado. Como o modelo inclui a pontuação, o certificado indica "85%". No entanto, Bilbo ainda não realizou a última atividade. Se Bilbo conseguir 10/10 na última atividade, sua pontuação total final será de 95%. No entanto, o seu certificado já foi gerado dizendo "85%". Nesse caso, Bilbo não tem outra opção senão recorrer a você (o professor) para ajudá-lo. E você pode! Para acessar o gerenciamento de certificados, clique no ícone de certificados (o quinto ícone na barra de ação).

Isso leva você à lista de certificados, que mostra todos os certificados gerados até o momento.

A página fornece 5 opções:

⦁ Gerar certificados: permite gerar todos os certificados de estudante em um único clique. Isso é particularmente útil se você configurar a ferramenta de avaliações, mas não conceder a seus alunos acesso à ferramenta. Dessa forma, você pode gerar todos os certificados, com base na pontuação de cada aluno.

⦁ Excluir todos os certificados: permite excluir todos os certificados desta avaliação (geralmente, para gerar novamente esses certificados após adicionar uma atividade à avaliação geral, por exemplo)

⦁ Exportar todos os certificados para PDF: permite baixar, em um único PDF, toda a lista de certificados. Isso requer duas coisas: que todos os alunos concluam todas as atividades, para que você não precise gerar isso mais tarde e que seu modelo de certificado funcione bem na exportação de PDF.

⦁ Certificado: dá acesso ao certificado deste usuário para verificar se está tudo bem.

⦁ Excluir: permite excluir um certificado específico. Esta opção é particularmente útil para o caso de uso descrito no início desta seção.

Vinculando certificados a rotas de aprendizagem

Para fazer isso, você precisará configurar uma avaliação baseada apenas nessa rota de aprendizagem e garantir que ele gere um certificado.

Vá para a rota de aprendizagem, crie uma rota, desenvolva todo o seu conteúdo e use o último ícone de tipo de conteúdo para criar a página final, assim.

Existem muitos itens nesta página, portanto, dedique um tempo para analisar todos eles. A página de certificado especial será exibida apenas como a última etapa da sua rota de aprendizagem em qualquer subpasta.

Isso requer que todas as etapas da rota de aprendizagem sejam concluídas para que apareçam. Depois que isso estiver configurado, vá para a ferramenta de avaliação e verifique se a avaliação completa só pode ser obtida quando a rota de aprendizagem estiver concluída (é possível fazer o contrário, mas pode ser um pouco contraproducente).

Quando o aluno terminar a rota de aprendizagem, ele verá automaticamente uma página de certificado e habilidade. Ou seja: o aluno não precisará mais acessar a página de avaliação para gerar o certificado. Tudo pode ser gerenciado no nível da rota de aprendizagem!

Last updated