Ferramentas de criação
Last updated
Last updated
A descrição não é obrigatória, mas permite que você apresente um resumo global do curso e ofereça uma pequena amostra aos inscritos em potencial. A ferramenta de descrição apresenta várias seções que fornecem ao autor uma sugestão de como estruturar a descrição do curso. (O professor não precisa usá-los, é claro; se as seções propostas não atenderem aos requisitos, outras seções poderão ser criadas com os títulos preferenciais). As seções incluem:
" Descrição Geral do Curso ",
" Objetivos ",
«Tópicos»,
«Metodologia» etc,
A descrição está disponível para os alunos do curso, mas também pode ser visualizada no catálogo do curso (através do botão Descrição). Este botão abre uma janela pop-up mostrando a descrição fornecida pelo professor.
A qualquer momento, uma seção pode ser removida clicando no ícone Excluir .
Usado para adicionar e organizar os documentos ou arquivos (texto, imagens, áudio, vídeo, arquivos HTML etc.) usados no curso. Você pode criar diretórios / pastas nessa ferramenta, conforme necessário.
Essa ferramenta organizacional permite gerar ou atualizar rotas de aprendizagem para ajudar a orientar seus alunos por uma sequência específica de objetos / experiências de aprendizado. Pode ser configurado de várias maneiras, por exemplo, solicitar que os alunos realizem tarefas em uma determinada ordem ou permitir a repetição de certas atividades. Nota: Se você tem experiência com o Moodle, esse recurso pode ser comparado à ordem dos blocos na página inicial do seu curso.
Você pode usar esta ferramenta para adicionar links para sites externos de dentro do curso, que serão de grande valor para os alunos durante o andamento de seus estudos. Esses links podem ser incorporados a uma rota de aprendizagem.
A ferramenta de exercícios é usada para criar, atualizar ou importar testes, questionários e exames no curso. Inclui recursos para pontuação automática e manual e feedback para os alunos, além de rastrear e exportar os resultados. A ferramenta de testes pode ser usada para desenvolver exercícios automatizados bastante sofisticados que, por si só, podem formar o núcleo do curso.
Use essa ferramenta com todos os recursos para fazer anúncios relacionados ao curso, que serão sinalizados para os usuários quando eles fizerem login. Eles podem ser personalizados e configurados para serem enviados por email a usuários relevantes. Também é possível anexar documentos aos comunicados.
A ferramenta de avaliações é muito útil quando uma pontuação deve ser atribuída para todo o curso. Permite a criação de um livro de notas que incorpora os resultados de avaliações on-line ou em sala de aula. Também permite a geração automática de certificados (embora isso possa não ser tão intuitivo quanto o restante das ferramentas da plataforma devido aos muitos parâmetros envolvidos).
Um glossário de curso pode ser uma ajuda inestimável para os alunos em alguns cursos. Essa ferramenta permite adicionar e exibir termos e definições (incluindo som, gráficos etc.) e importar e exportar listas .csv de texto ou salvar o glossário como um arquivo .pdf.
Isso fornece um meio para o registro da participação dos alunos, levando isso em consideração na pontuação das avaliações.
Essa ferramenta de planejamento e manutenção de registros ajuda a criar, importar, exportar ou salvar seções temáticas que podem servir como um “diário do curso” e incluir tópicos e planos e indicar o progresso da aula. Nota: Os caminhos de aprendizagem criados dentro do curso também podem ser visíveis na seção «Autoria», o que pode gerar redundância. É possível mostrá-los ou ocultá-los usando o ícone de quadrado duplo na lista de caminhos de aprendizagem ("Tornar visível para os alunos").
Você pode não ver a ferramenta Blogs na seção Autoria, mas se você criar um blog usando a ferramenta na seção Administração, ela será exibida nas ferramentas Autoria, onde você poderá ocultá-la da exibição dos alunos, se desejar. Essa ferramenta permite que o trabalho colaborativo seja organizado.